Reserve com preços exclusivos

Agenda Cultural: faça sol ou faça chuva!

Opções não faltam para quem quer se divertir em Maceió. Faça sol ou faça chuva, nossa agenda cultural é um prato cheio! Confira as dicas!

CASACOR Alagoas

Com abertura no dia 12 de outubro, a CASACOR Alagoas 2017 traz em sua terceira edição uma homenagem aos 200 anos do Estado. Inspirados pela fusão das principais tendências internacionais com um mergulho na cultura, no estilo e na arte alagoana, 43 profissionais assinam um conjunto de 28 ambientes na maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.

Instalada em uma área especial de 4000 metros quadrados no terceiro piso do Parque Shopping, a mostra apresenta este ano diversas novidades. Uma delas será o livre acesso do público à praça de eventos, em um trecho gratuito que conta ainda com ambientes como o Solarium, o Coworking, uma sala de cursos e uma galeria de arte.

Giro de Folguedos

No dias 15 e 22 de outubro (todos domingos), a orla marítima de Maceió recebe a nova temporada do Giro dos Folguedos, onde onze grupos culturais percorrem a Avenida Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde, em direção ao tablado montado nas proximidades do Lopana, onde o cortejo será finalizado com as apresentações dos folguedos.

O cortejo começa às 15h30 com a participação de grupos de Coco de Roda, Bumba Meu Boi, Afoxé, Pífano, Guerreiro, Capoeira, Pastoril e Forró Pé de Serra. A concentração ocorrerá no antigo Alagoinhas, a partir das 15h.

O Giro dos Folguedos é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Jantar harmonizado com vinícola Viu Manent

No dia 20 de outubro, às 20h, o Palato Farol recebe o jantar harmonizado da adega chilena Viu Manent. Com mais de 80 anos de história, seus rótulos são exportados para o mundo inteiro, e, devido a qualidade de seus produtos, já colecionam uma série de prêmios.

A adega desembarca em Maceió trazendo cinco rótulos especiais para harmonizar com um cardápio montado para a noite.

Baile do Alceu

Pela primeira vez, senhoras e senhores, Alceu Valença desembarca em Maceió com o Baile Anjo de Fogo, ou mais conhecido como Baile do Alceu.

O evento acontece no dia 20 de outubro, às 22h, no Parque Shopping Maceió.

Ingressos: Acesso VIP (Parque Shopping e Unicompra Farol)

Orquestra Sinfônica Arte Viva convida Lenine

No dia 21 de outubro, às 20h, a capital alagoana vai ser palco para a Orquestra Sinfônica Arte Viva, de São Paulo. Regida por Amilson Godoy, o Maestro convida o cantor, compositor e produtor cultural Lenine para uma apresentação no estacionamento do Jaraguá. A entrada é gratuita.

The Beatles - The Ultimate Tribute

A banda paulistana Abbey Road se apresenta em Maceió no dia 21 de outubro, com o espetáculo “Beatles Abbey Road – The Ultimate Tribute”.

A apresentação é um espetáculo cênico musical que descreve com fidelidade toda trajetória dos Beatles. O grupo foi eleito na Inglaterra como o melhor cover dos Beatles no mundo.

O Abbey Road é o único grupo no país a possuir uma coleção autêntica de instrumentos e figurinos. Entre os destaques, três violões – um Martin, um Gibson e outro Epiphone – e uma bateria Black Oyster, de 1965, idêntica à usada por Ringo Starr. O show acontece no Stadium, no Maceió Shopping.

Ingressos: Viva Alagoas

Ôxetoberfest

Inspirada nas tradicionais oktoberfests alemãs, a Ôxetoberfest é uma festa cervejeira que celebra a cultura nordestina.

O evento une a cultura cervejeira mundial a elementos da cultura local, como uso de chapéu de couro pelos participantes, apresentações culturais, música nordestina, comidas típicas e, como não poderia deixar de ser, muitas cervejas especiais fabricadas preferencialmente por fábricas nordestinas.

A segunda edição da festa acontece em 28 de outubro no Espaço Pierre Chalita.

Ingressos: Viva Alagoas (Maceió Shopping) e DasLagoas Brewpub

 

Festa Pan, com Skank

No dia 03 de novembro, às 22h, o clube da Adepol recebe o aniversário da Jovem Pan Fm Maceió. Na ocasião, uma das maiores bandas de pop do Brasil, Skank, lança seu novo CD, Velocia!

Ingressos: Celebration Store no Parque Shopping Maceió.

Fábrica Pub

Localizado na badalada Amélia Rosa e com ambientação descolada e charmosa, o Fábrica Pub é uma ótima opção para quem quer curtir um som bacana, em uma noite regada a drinks. Para todos os públicos!

Bares da orla

Na orla da Ponta Verde, as barracas de praias mais requisitadas se encontram na Avenida Silvio Carlos Viana. Lopana e Kanoa Beach são ótimos points para quem quer paquerar, ouvir boa música e ainda desfrutar da nossa rica gastronomia – tudo isso em cenário de tirar o fôlego.

Os bares ficam a alguns metros da maioria dos hotéis da capital e caem bem, inclusive, antes ou depois de uma boa caminhada na a orla urbana mais bonita do Brasil. Durante o verão, os locais contam com programações especiais que podem ser conferidas nas redes sociais.

Veja mais:

Parque Municipal de Maceió

O Parque Municipal é uma ótima pedida para alagoanos e turistas, reafirmando que Alagoas é muito mais que praia e sol! Unidade de Conservação da Mata Atlântica em plena área urbana da cidade, no bairro de Bebedouro, o local é puro encanto e tranquilidade, com 80 hectares de muito verde, fauna e flora.  

Além de um ótimo cenário para um piquenique, o Parque dispõe de cinco trilhas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré, que dividem a paisagem com animais de diversas espécies, insetos e plantas dos mais variados tipos.

O acesso ao Parque Municipal se dá com apresentação de um documento de identificação e o local funciona de terça-feira a domingo, das 08h às 17h, na Rua Marquês de Abrantes,  s/n, Bebedouro.

 

Veja mais:

Memorial à República

Inaugurado em 2005, o Memorial é uma homenagem aos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Com um rico acervo sobre a República Federativa do Brasil, conta com uma exposição permanente com fotos dos Presidentes Republicanos.

O Memorial, localizado na Avenida da Paz. s/n, Jaraguá , funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 17h.

Complexo Cultural Teatro Deodoro

Instalado ao lado do belo e centenário teatro, no Centro da cidade, o Complexo Cultural Teatro Deodoro, inaugurado em 2014, é um espaço com galeria de arte e também recebe muitos eventos de música, dança e teatro.

O Complexo abriga ainda o projeto “Quartas Eruditas”, parceria com a “Camerata Ero Dictus”, além de atividades de dança e ensaios da banda da Polícia Militar de Alagoas, entre outras ações culturais.

O teatro funciona às segundas, terças, quintas e sextas, das 8h às 18h, e às quartas, das 8h as 20h.

 

Museu Palácio Floriano Peixoto - MUPA

Conhecido como Palácio do Governo ou Palácio dos Martírios, o prédio, de 1893, foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo.

Hoje em dia, uma visita ao palácio é um dos passeios culturais mais interessantes de Maceió: tombado pelo Patrimônio Estadual, suas salas contam com móveis originais antigos, quadros de artistas locais e exposições dedicadas a Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda.

O acesso ao Museu se dá às segunda, das 9h às 16h, e de terça a sexta, das 9h às 16h.

Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas, criado em 1981, está localizado à Praça Dois Leões, no bairro de Jaraguá. Lá, podem ser encontrados dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado.

Em uma bela obra arquitetônica, o prédio visa a preservação para o futuro das experiências – em imagens e sons – culturais e artísticas alagoanas, além do registro contemporâneo das expressões do presente.

Possui em seu acervo parte da memória da cidade, registrada em mais de 12 mil itens como fotografias, fitas cassete e vídeos, discos antigos, tudo catalogado, além de uma coleção de objetos doados, como rádios e máquinas fotográficas.

O acesso ao Museu se dá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 14h.

Cinemas

Os amantes da sétima arte encontram várias opções de salas em Maceió, que abriga algumas das grandes redes nacionais de cinema.

Com opções de salas de projeção e estruturas especiais, como Espaço VIP, os filmes em cartaz podem ser conferidos nos cinemas Cinesystem, no Parque Shopping Maceió; Kinoplex, no Maceió Shopping; Centerplex, no Shopping Pátio Maceió; Cinema Lumière, no Shopping Farol e no Centro Cultural Arte Pajuçara.

Galeria Gamma

Com o slogan “o seu novo espaço de arte em Maceió”, a Galeria Gamma está localizada na Av. Luís Ramalho de Castro, 899, na Jatiúca.

A estreia desse espaço de negociações de obras de arte abrange diversas vertentes como pintura, escultura, fotografia, design, performance, música, literatura e comportamento contemporâneo.

Funciona de segunda a sexta-fera, das 10h às 12h e 13h às 19h e aos sábados das 10h às 13h.

Bares, baladas e restaurantes da Jatiúca

Se a pedida é tomar um chopp, petiscar /jantar  ou curtir uma farra, o destino é a Jatiúca. Com ruas agitadas e movimentadas, o bairro tem atrativos para gostos variados, considerado o point da vida noturna em Maceió.

O bairro abriga vários restaurantes, bares e pizzarias, principalmente na antiga avenida Amélia Rosa, que hoje se chama Antônio Gomes de Barros. Por ali, pubs como o El Lugar vivem sempre lotados, assim como os restaurantes Divina Gula, Akuaba e Armazém Guimarães, um verdadeiro “tem que ir”.

Para quem curte um agito, as casas Maikai, Match e Ork reinam dentre as opções de balada.