Reserve com preços exclusivos

Barra de São Miguel

A cerca de 30 minutos de Maceió, Barra de São Miguel é um destino turístico que ferve nas férias, mas repousa em tranquilidade durante o ano todo. Ao todo, podemos dividir a região em três polos: Barramar, que é o bairro dos casarões e da praia com ondas que atraem turistas do país todo, o Centro, que apresenta construções históricas de mais de dois séculos e por último, a parte mais tranquila e família de todas, a Praia do Niquim. Protegida por uma barreira de corais, la não tem ondas e chama atenção pela beleza excepcional.

Então, sim, a Barra é mais que andar de catamarã, lancha ou barquinho até a Ilha do Amor, é mais que comer ostras fresquinhas e maçunim ao leite de coco, e muito mais que apreciar o encontro da lagoa de Roteiro com Mar. Porque a Barra também nos presenteia com o alto dos morros e a visão mais bela das praias do litoral sul de Alagoas.

Navegar é Preciso

Bacana, mesmo, é contratar o passeio de barco, lancha ou catamarã. A saída é da praia do Niquim ou dos hotéis, rumo a infinitas belezas e, no o meio mar, tem bar flutuante para se comer ostras fresquinhas e mergulhar nas águas mornas e transparentes, se refrescando do calor. São duas rotas, uma para navegar até a praia do Gunga (Roteiro), e outra que leva o navegante ao mangue da Lagoa de Roteiro, onde as marisqueiras retiram com a mão o sururu e o maçunim. Eles são preparados no leite de coco, uma tradição da Barra de São Miguel.

Vamos de Natureza

Outra alternativa é se aventurar pelo próprio rio Niquim a bordo de um caiaque. Após um treinamento inicial é possível fazer um passeio de três horas pelas águas doces de cor caramelo do rio. O procedimento é fácil e existem várias empresas promovendo a trip. Manguezais, remanescentes de Mata Atlântica, falésias e um contato revigorante com a natureza te esperam. Fauna e flora alagoana de um jeito que você nunca viu antes!

Sabor das Ostras

Comer ostras fresquinhas é um dos roteiros do turismo comunitário de quem visita a Barra de São Miguel. A bordo de uma canoa, o visitante aprecia o mangue e a mata atlântica até a chegada da Vila Palatéia. Por lá, cerca de 100 famílias sobrevivem do cultivo e pesca de ostras, sururu e maçunim.

Abastecendo a maioria dos restaurantes de Maceió, a região é destino obrigatório para quem visita Alagoas pela primeira vez. Dá para acreditar que são vendidas, por semana, mais de 8 mil ostras? O passeio para o local inclui degustação e imersão total na rotina da comunidade. Provar o molusco com um pouco de sal, limão e azeite vai te marcar!

Sabores de Verão

De janeiro a janeiro, o charmoso espaço Vila Niquim agita dias e noites na Barra. Não importa se é Natal ou Carnaval, o espaço apresenta uma infinidade de restaurantes e opções, com hambúrguer, tapioca, doceria ou japonês.

Trata-se de uma espécie de shopping que traz de tudo um pouco. Se você é adulto, a programação cultural é fervida no verão, com shows para os adultos e as atividades de aventura para as crianças. Tirolesa é o auge do point.

O que mais fazer na Barra de São Miguel

Com o mar azul protegido pela barreira dos corais, a Barra de São Miguel é o destino ideal para as crianças curtirem o sol na medida certa e sem exageros. Este destino do litoral sul de Alagoas é bom para namorar, paquerar, curtir a família, e até mesmo sozinho a praia é um convite ao bel prazer. Lá tem hotéis, resorts, pousadas para todo gosto e bolso.