Reserve com preços exclusivos

Coruripe, o farol que “alumia”

No litoral sul de Alagoas, um farol no ponto mais alto e a alguns passos do mar, é o cartão postal do município de Coruripe. Construído em 1948, pertence a um centro de sinalização náutica e encanta os moradores e turistas que curtem roteiros que unem belas praias, rio, artesanato, passeios ecológicos e gastronomia de frutos do mar.

São 40 quilômetros de belas praias cercadas por coqueirais, arrecifes e mar sereno. O local possui boa infraestrutura para receber visitantes do mundo todo, e se você busca experiências únicas e vistas belíssimas numa espécie de refúgio, Coruripe é o lugar.

Pôr do Sol

Assistir ao pôr do sol na praia do Pontal do Coruripe, com os barquinhos de pesca no cenário, é uma das particularidades do lugar. Neste povoado existe a colônia de pescadores, onde barcos descansam no mar, crianças mergulham feito um peixe indiferente a tudo, testemunhando um clima de felicidade que conquista nativos e turistas, entre eles muitos estrangeiros, fisgados pela beleza natural.

Trilha dos Sanambis

No povoado de Lagoa do Pau há uma reserva de belezas naturais sem igual, como a Trilha dos Sanambis. O auge do passeio é navegar pelo Rio, passando pelo túnel de árvores do mangue, um verdadeiro emaranhado de raízes gigantes, com seus galhos construindo um telhado natural. E, de tão fechado, apenas alguns raios de sol conseguem dourar a água. Para se admirar, ainda tem um exuberante espelho d’água e o chão de folhas. A trilha se estende por terra para conhecer a fazenda de tilápia e pirarucu da região, e ainda tem os pastos com carneirinhos da raça dorper.

Fé em Lagoa do Pau

A primeira praia em Coruripe é a Lagoa do Pau, com mar de águas mansas, cristalinas e coloração azulada, que conquistou um ilustre turista, o padre cantor e compositor Antônio Maria. O religioso escolheu o éden alagoano para descansar, mas também, para realizar as suas missas na Igreja da Mãe Rainha, de frente para o mar. O padre batizou o lugar de Lagoa da Paz.

Paz

Tudo é tão calmo nas praias de Coruripe que pode aproveitar a maré baixa para caminhar ou pedalar tranquilamente na faixa firme de areia.  Saindo de Lagoa do Pau chega-se até a Praia da Pituba, ainda intocada. No fim da tarde, a parada é no distrito de Poxim, também povoado de Coruripe. Na praça, a bela Igreja de São José, um marco da colonização, onde tudo começou.

Mergulhe na História

A 8 milhas de Lagoa Azeda, em Jequiá da Praia, o naufrágio de Itapagé abriga vida marinha por todos os lados. Hoje um dos três melhores para mergulho do país, o navio está a 27 metros de profundidade. Segundo registros, a embarcação foi atingida por torpedos alemães em 1943. A bordo estavam cerca de 70 pessoas que viajavam do Rio de Janeiro para Recife. De lá para cá, espécies marinhas transformaram o navio em um lar de corais. A vista é surreal!

Olha o Brasil!

Vários historiadores alagoanos defendem que as primeiras terras brasileiras avistadas pela esquadra de Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500, teriam sido, na verdade, as do litoral sul alagoano, mais precisamente as falésias de Coruripe. A tese é defendida por vários estudiosos, dentre eles Jayme de Altavilla, em seu livro “História da Civilização Alagoana”.

Sardinha

A história também aponta que o litoral de Coruripe também foi palco do episódio envolvendo o bispo D. Pero Fernandes Sardinha, que teria sido devorado por índios Caetés, nativos de Alagoas, no ano de 1556.

Trançando a palha

Nas calçadas de casas simples em Coruripe, a cena mais comum é ver palhas da palmeira Ouricuri tomando banho de sol até ficarem secas. Depois, mulheres de todas as idades trançam os fios secos formando peças típicas do artesanato alagoano. São artigos de moda, casa e cozinha, o melhor souvenir da cidade. Também é uma arte sustentável, já que existe o plantio comercial da palmeira Ouricuri para não afetar a natureza.

Praias gêmeas

Miaí de Cima e Miaí de Baixo, difícil achar diferença entre as praias, tudo muito igual, a não ser pelo sítio de coqueiros na praia Miaí de Cima, onde é possível alugar cavalos para um passeio pela areia do mar.