Reserve Hotéis com preços exclusivos

Delmiro

No ano de 1904, na Vila da Pedra, sertão alagoano, só havia seis residências e nada mais. Nesse mesmo ano chega por lá o cearense Delmiro Gouveia, com seus sonhos para escrever uma nova história em Alagoas. Seu grande legado foi construir a segunda hidrelétrica do Brasil. Para conhecer mais a trajetória de Delmiro, visite o Complexo Angiquinho e o Museu da Pedra, tombados como Patrimônio Histórico Estadual pelo IPHAN. Hoje, o município está inserido na Rota do Turismo de Alagoas. A região cresce e se expande promovendo o Estado como destino ideal para conhecer a história do Nordeste.

Primeira luz

Complexo Angiquinho conta com onze edificações, entre elas as casas de máquinas e bombas que abrigam as turbinas da antiga usina, a linha férrea, a casa usada por Delmiro Gouveia quando visitava o local e a vila operária, que oferecem ao visitante uma viagem ao tempo do empreendedor do sertão.

Vale dos mestres

Depois de conhecer o patrimônio cultural de Delmiro Gouveia, é hora de navegar no catamarã pelos cânions do Rio São Francisco. O ponto de partida é a fazenda de reserva ecológica que ocupa uma área de 1.500 hectares de caatinga preservada, que conta com um restaurante.  Neste local, as lanchas pequenas levam os visitantes até o Vale dos Mestres, que fica escondido entre imensas rochas irregulares com águas claras e transparentes, formando piscinas naturais.

Esportes radicais no Velho Chico

O São Francisco é cenário ideal para praticar esportes. Rapel nos paredões rochosos, stand up e caiaque nas águas esverdeadas do rio e, claro, as trilhas que te levam aos pontos mais altos dos cânions. Vale a pena consultar as empresas da cidade e descobrir o pacote que mais se encaixa no seu perfil.

Trilhas da caatinga

A Fazenda tem três trilhas catalogadas, onde os visitantes, depois do passeio de barco, podem interagir na natureza ou, para quem não é adepto, curtir a prainha de águas doces do Rio São Francisco. As trilhas da Fazenda Castanho são batizadas de Observatório, Riacho do Talhado e Cânions do Riacho do Castanho, que mostram a importância da vegetação para a sobrevivência de animais, como o macaco-prego, lobo-guará, gato-do-mato, jacu, entre outras espécies.

 

 

Restaurante Castanho

Em Delmiro Gouveia, o melhor passeio de catamarã para conhecer os Cânions é feito pela empresa Castanho. As trips saem diariamente às 10h30, da praia da Dulce. O catamarã, nomeado de Menestrel das Alagoas, percorre o rio São Francisco até um cais onde é permitido o banho com segurança. Logo após, a embarcação segue viagem até um restaurante, situado às margens calmas do Velho Chico. No Restaurante Castanho, redes compõem o visual rústico e belíssimo do local.