Reserve Hotéis com preços exclusivos

Pontal da Barra, um bairro de cores

De tão grandioso o Pontal da Barra parece que já perdeu os ares de bairro. Nas ruas estreitas, o colorido do bordado em ponto filé enche os olhos de turistas. São toalhas de mesa, enxoval de cama e peças do vestuário expostas em janelas, portas e varais do bairro, beijado pela Lagoa Mundaú. O Pontal da Barra também é centro de compras de peças em  barro, madeira e renda renascença. Esteja por lá no pôr do sol e saia de alma lavada. O passeio às 9 ilhas da região são uma verdadeira aula de história e cultura.

Bordando Pontal

O bordado do filé é uma tradição passada de geração em geração. Mulheres e homens apreendem desde cedo a arte de bordar numa tela semelhante à rede de pesca. Recentemente, o filé conquistou o selo IG (Identidade Geográfica) como arte tipicamente alagoana nas regiões das lagoas. Sua produção é a maior fonte de renda destas comunidades.

Nove Ilhas

No bairro do Pontal da Barra, banhado pela Lagoa Mundaú com suas águas generosas e doces, a pesca artesanal de peixes e mariscos é outra fonte de renda dos moradores. Mas, por conta da beleza natural, é também de onde partem passeios de barcos pelas Nove Ilhas, diariamente às 9h30 e 13h30. No roteiro, o visitante pode apreciar a exuberância do manguezal e o encontro com a Lagoa Manguaba.

Sabores da lagoa

Caldinho de sururu, maçunim, peixadas, camarões, casquinha de siri são algumas das maravilhas do roteiro da culinária regional no bairro do Pontal da Barra. Impossível resistir!

Pôr do sol

O pôr do sol é uma atração à parte do bairro do Pontal da Barra. É único. Aos poucos, o sol se esconde entre o manguezal e pinta a Lagoa Mundaú com seus tons avermelhados no céu, verdadeiro espetáculo da natureza.

Balanço do Fandango

Além do bordado filé, do sabor da gastronomia e da beleza do pôr do sol, o Pontal também dispõe de um forte atrativo cultural: os ensaios e apresentações do folguedo Fandango. Na pracinha do bairro, num palco no formato de barco, os brincantes comandam a nau com canções de marinheiros.