Reserve Hotéis com preços exclusivos

Pra levar na bagagem

Os dias em Maceió são mesmo inesquecíveis. Mas quem vem, sempre quer levar um pouco da cidade na bagagem de volta para casa. A arte dos bordados, esculturas em madeira, cerâmica e palito de fósforo e os trançados nas mais diversas palhas, são alguns elementos do saber e fazer do povo alagoano nas regiões dos mares norte e sul, sertão, agreste, das lagoas e do Rio São Francisco. O melhor de tudo é que na capital se encontra um pedacinho de cada uma dessas manifestações culturais.

Só filé

Pontal da Barra, bairro localizado no litoral sul de Maceió, é o destino para desvendar os segredos do mais típico artesanato alagoano: o filé, bordado milenar, tradição passada de mãe para filha, que conquistou o Selo de Identidade Geográfica (IG) por ser tipicamente alagoano nas regiões das lagoas do Estado. Em 2014, o Conselho Estadual de Cultura decretou que o bordado Filé é Patrimônio Imaterial de Alagoas. Vale visitar a região do Pontal e se encantar com o esmero traçado em cada peça única.

Feirinhas

Na praia da Pajuçara tem a Feirinha e o Pavilhão do Artesanato, dois centros de compras do típico artesanato alagoano e do Nordeste, além da venda das tradicionais castanhas e cachaças do Estado. Chapéu de palha, canga bordada, plaquinhas de madeira, chaveiros, sandálias, adereços e até esculturas de barro e madeira. Não tem como sair de lá sem ao menos uma lembrancinha. O point ferve às noites, quando o sol já se pôs e todos os turistas e moradores da região resolvem comer uma tapioca ali por perto…

Tem de tudo no mercado

Visitar o Mercado do Artesanato, no Centro de Maceió, é roteiro obrigatório. Lá tem cerâmica, bordados, sandálias de couro, bolsas de palha e, principalmente, as esculturas de palitos de fósforo do artista Arlindo Monteiro. Está procurando uma rede de cores vibrantes para tirar aquele cochilo? Ou uma “percata” estilo “xô boi” para realçar suas raízes nordestinas? Há anos o mercado reúne de forma organizada artesãos e comerciantes maceioenses em um espaço aconchegante e convidativo.