MARAGOGI
AS MELHORES OPÇÕES DE HOTÉIS NO LITORAL NORTE
Maragogi é convite irrecusável no litoral norte de Alagoas. O segundo destino turístico do Estado reúne opções de sol, mar, zona rural, aventura, gastronomia, ecologia, cultura e artesanato.
Com o seu belo litoral e extensa faixa de arrecifes, é lugar para ficar mais de um dia, se aconchegar nos resorts, hotéis e pousadas, e ver o sol nascer, caminhar pela trilha do Visgueiro, saborear o café regional, mergulhar, e descobrir porque Maragogi é imperdível. Não é à toa que Maragogi é considerado o Caribe alagoano, viu?
Aquário a céu aberto
Em dias de sol e de maré baixa, o seu destino está traçado até as Galés de Maragogi, Taocas e Barra Grande, onde se chega através dos catamarãs, para contemplar um verdadeiro aquário a céu aberto. Para viver a experiência do mundo aquático, aposte nos mergulhos porque a vida marítima é bela. Ou use uma simples máscara para se deixar fascinar pelo olhar, de dentro do mar.
Mas lembre-se que você está numa Área de Preservação Ambiental (APA), portanto, apenas fotografe e não retire corais do local. A natureza agradece. Sob a superfície ou em suas profundezas, o mar de Maragogi é lindo de qualquer jeito. Dê preferência aos passeios realizados durante a lua cheia ou lua nova, que são quando as marés ficam mais baixas que o normal.
Praias serenas
Maragogi tem 22km de litoral emoldurados por coqueirais, recifes, águas claras e muita paz. As praias são as estrelas da cidade. A de São Bento tem o sabor doce dos bolinhos de goma e lembra uma vila de pescadores. A que dá nome à cidade, tem bares, restaurantes, lojas de artesanato, tudo ao seu dispor.
Praia de Antunes
Escolher a praia mais bonita é uma tarefa árdua. Mais ao norte de Maragogi, encontramos Barra Grande, Antunes, deserta e esplêndida, e Ponta do Mangue, a mais tranquila e que figura entre as mais bonitas da região. Burgalhau, com seus vastos coqueirais, tem marisco ao coco para saborear. E Peroba, quase na divisa com Pernambuco, tem sempre vendedores de cocadas para adoçar a nossa vida.
Festival da Lagosta
Quando novembro chega é tempo do Festival da Lagosta de Maragogi. O destino fica ainda mais saboroso, as receitas vão desde lagosta ao perfume de capim santo até a sopa do crustáceo. Durante o evento, os pratos têm desconto no preço e a praça Multieventos ganha uma arena gastronômica com comidinhas, shows, apresentações folclóricas e aulas de culinária. Em média 20 restaurantes participam do festival, que já teve sete edições até hoje.
Trilha do Visgueiro
A Trilha do Visgueiro é a mais famosa de Maragogi, com duração de quatro horas. A caminhada começa na área rural do município, no assentamento Água Fria. O nome da trilha é uma homenagem à árvore conhecida como visgueiro, com mais de 22 metros de altura, e com seus ditos 500 anos de vida. Suas raízes são uma fortaleza. A caminhada vale a pena, pois, ao fim de tudo, a árvore te espera majestosa com suas raízes que são como uma fortaleza.
Populares
As praias de Antunes e Peroba se tornaram points para quem busca por praias paradisíacas. Desertas e com ar de esplendor, elas geralmente são ocupadas por alguns vendedores de cocadas que prometem adoçar sua passada por lá. Estão próximas a Pernambuco, então se vier de lá, não deixe de fazer uma parada.